A importância do primeiro passo

O primeiro passo é a etapa mais importante de todas. Mas não é necessariamente o ato de iniciar o percurso, de literalmente colocar os pés no chão em busca dos objetivos, o primeiro passo é dado muito antes, ao definir o que se quer e aonde se quer chegar.

Muitos empresários distorcem este entendimento ao pensar que colocar em prática uma ideia ou sonho é dar o primeiro passo, e por isso acabam se perdendo no meio do caminho ao perceberem que as coisas não estão saindo como imaginado: público consumidor diferente do pretendido, empresa se encaminhando para rumos incertos, entre outros.

Qual o seu propósito?

Antes de iniciar qualquer jornada, esta deve ser a primeira pergunta a ser feita para si mesmo, pois de que adianta despender forças a um projeto que visa a “fama” e o “status”, se o que realmente você quer é ter tranqüilidade e privacidade pessoal? Vale a pena iniciar um projeto audacioso e arriscado se no fundo você quer carreira e estabilidade?
É preciso, antes de qualquer coisa, saber o que você quer!

Iniciando a jornada

Somente a partir da definição de “o que você quer” é que se pode efetivamente iniciar uma jornada com maior precisão, pois sem a identificação de um objetivo principal, de um propósito, não é possível definir as premissas necessárias para conquistar este objetivo. Ou seja, para saber qual rumo seguir, é preciso, antes de tudo, saber para onde quer ir.

Mas como eu consigo fazer tudo isso?

Existem algumas opções no mercado, tanto de ferramentas quanto de consultorias especializadas.
Eu utilizo em meus clientes uma metodologia própria, a partir da aplicação do BMG (para empresas) ou do BMY(para profissionais), ambos ferramentas para criação e modelagem de negocios, onde é possível mapear objetivos e a operacionalização do negócio:

1) Formas de geração receitas
2) Fontes de custos
3) Recursos e Atividades chave
4) Definição de parceiros chave
5) Definição de público alvo e clientes
6) Canais e relacionamento com clientes
7) Proposta de valor do negócio (produto ou serviço)

A partir deste mapeamento, é possível ter todas as premissas necessárias para a criação das estratégias e as definições de caminhos a serem traçados em busca dos objetivos desejados. Sem isso, é como estar em alto mar em um bote sem remos, velas ou motor, totalmente à deriva e dependente das marés.

Mas lembre-se: mesmo após estar com um projeto ou empresa formalizada, nunca é tarde para dar o primeiro passo!

Estrategista de negócios, gestor comercial e de marketing com mais de 15 anos de experiência de mercado, e com passagens e projetos por grandes empresas do mercado nacional. Um dos únicos consultores estratégico do Brasil especializado em empresas de moda e confecção, autor dos livros "Arrase em Vendas: Como montar uma estrutura de venda lucrativa para o seu negócio" e "O guia prático e completo para a criação de incríveis campanhas de moda ". Colunista em dezenas portais de negócio e marketing do país, e autor do livros "Arrase em Vendas." e "O guia prático e completo para a criação de incríveis campanhas de moda", e co-autor do livro "O manual da contratação perfeita.".

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