Dicas de ambientação e vitrinismo

A decoração de uma loja tem algumas particularidades que valem a pena uma atenção especial. Ela pode ser chamada de ambientação externa, que tem por finalidade convencer o cliente a entrar na loja, e a ambientação interna, que serve para falar de uma forma mais direta com o consumidor, para seduzi-lo, mantê-lo dentro da loja, convencê-lo e converter vendas.

A ambientação pode ter dois tipos, a ambientação promocional e a ambientação institucional. A ambientação promocional, como o próprio nome sugere, é usada para promover determinados produtos, a fim de aumentar suas vendas, e conseqüentemente aumentar o lucro da loja. Já a ambientação institucional, geralmente são usadas para criar um clima, dar uma temática ao ambiente de toda a loja.

Ambientação

Pesquisas apontam que mais de 80% das compras são decididas dentro da loja, portanto, quanto melhor projetado o seu layout, maiores as chances de conversão de vendas.
Veja abaixo algumas dicas para não pecar na ambientação de sua loja, faça um checklist com todos os itens, e confira-os rotineiramente:

1) Área de vendas sempre arrumadas e abastecidas.
2) Área livre no layout de loja, de modo a facilitar o trânsito de pessoas sem precisar estar se desviando de obstáculos.
3) Iluminação é um dos itens mais importantes, pois ajustada da maneira certa, deixará o visual e o ambiente mais vivo, um ambiente que deixa o cliente com mais atenção.
4) Bancos acessíveis e com espaço ao redor (deve ter o espaço não só para dar mais aconchego ao cliente, mas também para evitar de que ele fique com receio, pois sem espaço ele ficará muito escondido na hora de provar um calçado por exemplo, evitando a sensação de estarem sendo monitorados.
5) Música condizente com o estilo da loja, e sem exceder no volume.
6) Pisos antiderrapantes.
7) Sinalização clara.
8) Ter cuidado para que não haja sobrecarga ou a falta de informação visual. Tem que haver harmonia no uso de recursos gráficos para não irritar o consumidor.
9) E o mais importante: Vendedores sempre atenciosos, acessíveis e sem cara feia.

Vitrinismo

Não podemos ignorar o fato de que pesquisas apontam que a vitrine influencia em até 85% das vendas de uma loja, e que investir em uma boa vitrine pode aumentar em até 40% os resultados de um ponto já existente. Ou seja, antes do cliente entrar em sua loja, é preciso que ele se sinta atraído para tal, desta forma, segue abaixo 6 dicas essenciais para um bom vitrinismo:

1) Não deixar a vitrine cheia de produtos. Facilite para o cliente a leitura visual, fazendo uma vitrine simples, mas que passe uma mensagem convidativa.
2) Não expor produtos na vitrine que não possuam grade em estoque. Isso pode ocorrer frustração por parte do cliente e ele pensar duas vezes da próxima vez que estiver em frente a sua loja. Os produtos expostos na vitrine tem que ter sua grade o mais completa possível.
3) Não decore demais a vitrine, e também não use acessórios errados. Esqueça papelão, papel crepom, papel laminado e afins, tudo isso empobrece sua vitrine. Elegância é o segredo de uma vitrine, mesmo que seja para expor para público que não seja de shopping. Também os adereços não podem aparecer mais que os produtos. Os produtos expostos são a atração da vitrine e eles têm que ser percebidos com facilidade.
4) Apesar de existir várias marcas que precisam ser expostas, não é bom dividir a vitrine em várias partes, com um visual novo em cada. É melhor fazer um visual completo para ela toda, e nesse visual dividir as marcas a serem expostas em estilos.
5) O tempo de vida de um visual de vitrine deve ser de no mínimo 15 dias.
6) As vitrines também servem para comunicar o cliente qual é o estilo de roupas que a loja possui, então se preocupe em passar para o cliente a imagem do mix de maior predominância na loja, para não gerar possíveis frustrações.

Conclusão

O vitrinismo e a ambientação, como apontado por pesquisas, são partes extremamente importantes para a conversão de vendas, uma vez que ela atrai o consumidor para dentro de sua loja, e depois o mantém e o convence a comprar.

Coloque em prática estas dicas, e comprove você mesmo sua eficiência.

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Estrategista de negócios, gestor comercial e de marketing com mais de 15 anos de experiência de mercado, e com passagens e projetos por grandes empresas do mercado nacional. Um dos únicos consultores estratégico do Brasil especializado em empresas de moda e confecção, autor dos livros "Arrase em Vendas: Como montar uma estrutura de venda lucrativa para o seu negócio" e "O guia prático e completo para a criação de incríveis campanhas de moda ". Colunista em dezenas portais de negócio e marketing do país, e autor do livros "Arrase em Vendas." e "O guia prático e completo para a criação de incríveis campanhas de moda", e co-autor do livro "O manual da contratação perfeita.".

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