Empresário rico, empresa pobre

Em uma certa ocasião, durante uma conversa com um empresário da região, o empresário expressava um tom deprimente na voz, pois sua empresa já havia sido uma das principais de seu segmento na região.
Em uma rápida análise foi possível perceber o estado de depreciação da empresa, enfim, um protótipo da empresa “quebrada”.
O empresário culpava a concorrência, o fluxo do transito, as baixas margens, culpava tudo. E eu lá, escutando em silêncio. A experiência me diz que temos que deixar o cliente falar, ou ele cansa e passamos pra outra fase, ou se entrega. O que aconteceu, lá pelas tantas o empresário diz: “A minha sorte são os apartamentos!” Quando escutei essa informação, perguntei: Como? Apartamentos?

O Empresário, todo orgulhoso: “Você não viu os 4 andares em cima da empresa? Tenho oito apartamentos de aluguel.”
Então perguntei: “E de onde saiu o dinheiro para esses oito apartamentos?”
O Empresário, ainda mais orgulhoso: “Saiu daqui, saiu tudo daqui.”
Pois é, durante muito tempo a empresa havia sido a líder do mercado. O que o empresário fez? Secou as “tetas” da sua vaca leiteira, deixou de investir no negócio, investiu em imóveis, na casa da praia, no carro novo, nas melhores escolas, na vida. Tornou-se um homem rico e empobreceu a empresa.

O interessante dessa história é que ela se repete de norte a sul, de leste a oeste, pois é frequênte nos depararmos com empresários que gerem o caixa da empesa como extensão de suas finanças pessoais, e via de regra, quando as coisas não estão bem, é o caixa da empresa que sangra e não o contrário.

A verdade, é que empresas e empresários jamais podem misturar seus caixas, pois devem existir objetivos pessoais e objetivos empresariais e somente teremos sucesso na medida em que empresas e empresários tiverem as mesmas condições financeiras, pois empresa rica com empresário pobre ou empresa pobre com empresário rico são modelos comprovadamente ineficazes e injustos.

Eduardo Pizzetti – Soluções Estratégicas
pizzetti@gmail.com • 48 9661.3910

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Atuo há cerca de 15 anos com criação e gestão de estratégias comerciais com foco no crescimento em vendas, na organização empresarial e no alinhamento e fortalecimento de marca no mercado, utilizando conhecimentos em planejamento estratégico, vendas, marketing, branding, liderança e gestão estratégica, da qual me proporcionou larga experiência no mercado, tanto B2B, quanto B2C, atuando com grandes players do mercado nacional. Autor dos livros "Arrase em Vendas: Como montar uma estrutura de venda lucrativa para o seu negócio" e "O guia prático e completo para a criação de incríveis campanhas de moda", e co-autor do livro "O manual da contratação perfeita".

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