Porque você não consegue engajar de verdade a sua equipe

Recentemente fiz um curso sobre Partnership, Gestão por Contexto e Cultura, o que me ajudou a fortalecer pensamentos e ensinamentos que já praticava em de gestão de equipes, e que farei, de maneira breve, uma provocação acerca do tema.

Reflita se isto ocorre em sua empresa, e se de certa forma faz sentido pra você…

Sabe por que é tão dificil desenvolver equipes que tenham a famosa visão de dono do negócio, e que estejam, de fato, comprometidos com os resultados e metas das empresas?

Porque nem todos possuem participações e ganhos reais com isto!

Ou seja, o esforço do funcionário e sua superação, gerará benefício apenas ao seu empregador. Ou seja, Seus Esforços(funcionários) = Meu Benefício(empregador).

REFLITA: Você acordará 1 hora mais cedo para adiantar serviço, acumulará função fazendo um serviço que poderia ser terceirizado ou aumentado equipe, visando economizar o dinheiro da empresa, enquanto o proprietário troca de carro ou viaja para o exterior por causa desta economia que você gerou?

Criando engajamento de verdade

É preciso mudar esta perspectiva se o objetivo é realmente engajar equipes e desenvolver a visão de dono do negócio, trabalhando sob a ótica de que todo o esforço e superação do funcionário, trará benefícios não apenas para a empresa, mas também para ele, e de maneira direta!

Ou seja: Seu/Nosso Esfoço (Funcionários e Empregador) = Seu/Nosso Benefício (Funcionários e Empregador).

Todas estas ações da área de RH tem seu valor. Mas engajamento de verdade se constrói com benefícios, reconhecimento e dinheiro no bolso. Esta é a real!

Entretanto, isto só fará sentido juntamente com uma boa gestão por contexto e cultura empresarial, pois se faz necessário um bom alinhamento dos valores, e que tudo esteja alinhado à missão e ao propósito da empresa, caso contrário, pode acabar prejudicando o alcance dos objetivos globais do planejamento estratégico e o propósito de marca, caso existam.

Quer trocar uma ideia sobre o assunto? Fique à vontade para comentar ou me chamar!

Estrategista de negócios, gestor comercial e de marketing com mais de 15 anos de experiência de mercado, e com passagens e projetos por grandes empresas do mercado nacional. Um dos únicos consultores estratégico do Brasil especializado em empresas de moda e confecção. Autor dos livros "Arrase em Vendas: Como montar uma estrutura de venda lucrativa para o seu negócio" e "O guia prático e completo para a criação de incríveis campanhas de moda", e co-autor do livro "O manual da contratação perfeita".

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