O que o piloto Ayrton Senna nos ensina sobre mercado? Saiba como turbinar seus negócios.

Um carro potente sem um bom piloto é apenas um carro potente, e não a garantia de uma vitória.

De fato, apenas ter um carro potente não significa que a vitória está garantida, pois para a vitória, é preciso que este carro seja conduzido até a bandeirada final. O mesmo ocorre no mundo empresarial, onde, uma boa empresa ou um bom produto, por si só, não geram os melhores resultados em vendas, não proporcionam sozinhos grandes negócios e não conquistam os melhores clientes.

Em uma corrida, é preciso que carro e piloto estejam alinhados. No mundo corporativo não é diferente, na busca pelo sucesso da empresa e pelos melhores resultados em vendas, tanto os serviços ou produtos, quanto sua equipe, precisam estar preparados e focados na bandeirada final, que é uma grande venda para um ótimo cliente.

Lições das pistas para o mercado

Uma vitória, na maioria das vezes, é uma conquista da união de carro e piloto vencedores. Mas o que os tornam vencedores?
Um carro vencedor, não tem apenas um motor potente, ele possui também melhor desempenho em sua aerodinâmica, tração, transmissão, nos seus pneus, enfim, em uma série de componentes.
Por sua vez, um piloto vencedor de corridas possui muita experiência ao volante, sabe lidar com rapidez em diversas situações, possui equilíbrio e coragem, conhece como ninguém seu cockpit (cabine do piloto), e principalmente, sabe a hora certa de frear e de acelerar para a vitória.

Uma empresa vencedora, assim como um carro de corrida, é composta por uma série de fatores que potencializam seus resultados: planejamento bem definido, processos internos alinhados que proporcionem grande desempenho operacional, produtos ou serviços que atendam com eficiência seu público alvo, estratégias de mercado que proporcionem aumento em vendas e a conquista de ótimos clientes
Mas o principal componente responsável pela projeção da empresa, é que ela possua um incrível piloto, pois caso contrário, quem a conduzirá para a bandeirada quadriculada da vitória?

Sabendo desta necessidade, inclusive junto aos nossos clientes, é que em breve lançaremos o programa de potencialização profissional EVOLUTION, pois muitas vezes, antes de corrigir e melhorar empresas, é preciso potencializar o seu piloto: o empresário, o gestor, o gerente. Mas potencializar de forma eficiente e prática, e sem resultar em custos altos, com conteúdo longo, difícil de aplicar e que não funciona, que não serve para a empresa. Mas isto será uma abordagem para um próximo contato!

O que é mais importante: carro ou o piloto?

Pode até parecer uma pergunta difícil, do tipo “quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha”, esta resposta é simples: O mais importante é ter um bom piloto.
Ter uma boa empresa, um ótimo produto ou serviço, não é garantia de sucesso. Assim como em uma corrida, um carro turbinado pode facilmente bater ou capotar, basta uma simples acelerada, freada ou entrar mal em uma curva. Neste caso, a corrida acaba por ali, assim como uma negociação.

Já um bom piloto, por mais que seu carro não seja tão potente, as chances de terminar uma corrida mais bem colocado do que um piloto menos experiente, é maior.
Lembra dos memoráveis feitos de Ayrton Senna com sua McLaren frente à potente Williams? Isto porque, embora seu carro não fosse tão potente, sua grande habilidade e o incrível trabalho em equipe proporcionavam à Senna ganhar cada vez mais corridas, e de forma cada vez mais impressionante.

Agora que você já sabe a resposta, reflita: Em sua empresa, em que você optaria melhorar, o carro ou o piloto?
Lembre-se, nunca é tarde para dar o primeiro passo, por mais que na empresa haja uma estrutura que já esteja há anos do mesmo jeito, ou composta por pessoas que não geram os resultados esperados, ou até mesmo que haja certa relutância por parte daquele que pilota toda esta estrutura, existem formas para reverter este cenário, para mudar o rumo da corrida, tornando aquele que antes era apenas um retardatário, em um grande conquistador de resultados, um campeão.

Bandeirada Final

Se você chegou até aqui, você é um campeão! Muitas pessoas desistem de seus sonhos e objetivos na metade do caminho, isso quer dizer que você tem um dos principais ingredientes para o sucesso: Interesse em conhecer mais!

Para a bandeirada final, seguem alguns pontos chave que você precisa ter em mente para que possa turbinar seus resultados:

• Carro potente, sozinho, não vence corrida. É preciso um bom piloto;
• Entre um bom carro e um bom piloto, opte pelo piloto;
• Sua empresa ou negócio pode ser um sucesso em vendas, basta guiá-la para a bandeirada final;
• Nosso programa de potencialização profissional EVOLUTION, em breve estará disponível;
• Ter um bom produto ou serviço não adianta sem ter alguém que o converta em uma grande venda para um ótimo cliente;
• Nunca é tarde para dar o primeiro passo;
• O sucesso não é questão de sorte ou azar, é um processo de preparação e planejamento;

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Estrategista de negócios, gestor comercial e de marketing com mais de 15 anos de experiência de mercado, e com passagens e projetos por grandes empresas do mercado nacional. Um dos únicos consultores estratégico do Brasil especializado em empresas de moda e confecção, autor dos livros "Arrase em Vendas: Como montar uma estrutura de venda lucrativa para o seu negócio" e "O guia prático e completo para a criação de incríveis campanhas de moda ". Colunista em dezenas portais de negócio e marketing do país, e autor do livros "Arrase em Vendas." e "O guia prático e completo para a criação de incríveis campanhas de moda", e co-autor do livro "O manual da contratação perfeita.".

2 comments Add yours
  1. Obrigado Alberto. Busquei uma visão que não é tão abordada quanto deveria, pois de fato, de que adianta ter as melhores ferramentas sem ensinar seu operador a manuseá-la da maneira correta? Grande abraço.

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