A importância das mídias sociais para o sucesso da empresa

Muitos empresários ainda se perguntam por que devem investir em mídias sociais e o porquê de sua real importância para o crescimento de suas empresas. A resposta é simples: “Porque sua empresa depende das pessoas para crescer”.

A cada ano que passa, tanto quanto os avanços tecnológicos, o consumidor também evoluiu. Acompanhando este crescimento como em uma sala de parto, o consumidor assiste ao nascimento de inúmeras empresas, produtos e serviços de diferentes segmentos, e durante esse processo, suas exigências e expectativas também vem aumentando, e muito.

O consumidor de hoje procura mais do que nunca em uma marca, além da qualidade, a segurança de estar fazendo um bom negócio. E para isso, ter um dos melhores produtos já não é mais o suficiente, é preciso de algo mais, é preciso fazer com que o consumidor se sinta inserido no contexto da empresa, que faça parte dela.
Uma empresa que fala de forma estreita e sincera com seus clientes conquista a sua confiança com mais eficiência, consegue estabelecer vínculos duradouros e fiéis, mas para que isso seja realizado de forma concisa, antes de tudo, a empresa precisa conhecer quem é o seu cliente de fato, e é aí que se encaixam as redes sociais.

As redes sociais são as maiores fontes de informação da atualidade. Um banco de dados de números astronômicos que, se aplicados a um planejamento estratégico e modelados da forma correta, poderá ser o mapa da mina para a empresa que as utilizarem. A boa notícia é que as próprias redes sociais se encarregam de facilitar esse trabalho, pois seus usuários atualizam constantemente suas informações, preferências, gostos, rotinas, enfim, um poderoso banco de dados vivo, atualizado em tempo real e constantemente. Desta forma, torna-se mais fácil para uma empresa aproveitar estas informações, podendo assim identificar com precisão onde estão os seus clientes e público-alvo, o que gostam, onde freqüentam, o que fazem, onde moram, e desta forma, a praticidade e facilidade de interação com os mesmos se tornam mais fáceis, identificando suas necessidades ou resolvendo os seus problemas. Ou seja, passa a criar não apenas um vínculo comercial, mas sim, fazer parte do seu cotidiano e principalmente de sua rede de amigos, construindo laços mais intensos.

Outro grande fator que impulsiona o uso das redes sociais no meio corporativo se dá ao fato de que através delas, as empresas passam a ter mais um canal de comunicação, tanto com os clientes, possíveis clientes, mas também com a mídia, tornando-se uma fonte aberta de informação, dando “cara” à empresa e principalmente possibilitando a interação com o público em geral.
Porém de nada adianta apenas criar perfis em redes sociais e sair divulgando os produtos ou serviço, é preciso, antes de tudo, interagir com seu público. O resto dependerá de como será conduzido o processo de relacionamento online. Por isso, a importância de existir um planejamento pré-estabelecido e de métricas pré-definidas. Caso contrário, poderá todo o esforço resultar em apenas meros perfis amargando algumas visitas e trocas de recados aleatórios.

O mais indicado é a contratação de um profissional especializado no assunto, desta forma, reduzirá em cerca de 99% as chances de atirar no escuro e de obter resultados negativos.

Eduardo Pizzetti – Soluções Estratégicas
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Atuo há cerca de 15 anos com criação e gestão de estratégias comerciais com foco no crescimento em vendas, na organização empresarial e no alinhamento e fortalecimento de marca no mercado, utilizando conhecimentos em planejamento estratégico, vendas, marketing, branding, liderança e gestão estratégica, da qual me proporcionou larga experiência no mercado, tanto B2B, quanto B2C, atuando com grandes players do mercado nacional. Autor dos livros "Arrase em Vendas: Como montar uma estrutura de venda lucrativa para o seu negócio" e "O guia prático e completo para a criação de incríveis campanhas de moda", e co-autor do livro "O manual da contratação perfeita".

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