Como tornar uma marca conhecida

Tornar uma marca conhecida envolve o emprego combinado das ferramentas do marketing. Essas ferramentas incluem a propaganda, a publicidade, o endomarketing, a identidade corporativa e visual, as promoções e merchandising, as ações de responsabilidade social e o relacionamento com a imprensa.
Seguem algumas ações importantes na construção de uma marca forte e duradoura.

Persistência
Marcas fortes e conhecidas são o resultado de um processo demorado que exige persistência. Isso significa resistir a modismos, acreditar nos benefícios do produto e na importância decisiva de comunicar essas vantagens ao público-alvo.

Posicionamento
Para fazer uma marca forte e conhecida deve-se começar pela clara definição do segmento que a empresa pretende trabalhar. É fundamental saber o posicionamento exato da empresa e do produto no mercado.

Valor
A marca deve ter relação de valor com o mercado e trazer a ideia dos benefícios que o cliente ganha quando compra seu produto.

Integridade
Para se firmar na memória do cliente, a marca precisa de integridade. Toda promessa de desempenho e satisfação resumida na marca precisa ser cumprida. Assim, a recomendação básica é que, antes de pensar em fortalecer a marca, é primordial fortalecer o produto: desempenho, preço, design, potência, segurança, conforto operacional, sabor, cor, aroma, peso, embalagem, etc.
Marca e produto precisam estar em perfeita harmonia, fortalecendo-se reciprocamente no mercado.

Nome
O nome deve ser bem pensado, analisado, pois a escolha de um bom nome é essencial para a fixação da marca.

Qualidade
Uma exigência do mercado. Essa é uma condição absoluta, a empresa precisa manter a qualidade do produto. Quando a marca promete mais do que o produto pode cumprir, ambos perdem.

Realimentação/Publicidade
A ligação do cliente com a marca precisa ser alimentada de forma sistemática por meio de divulgação permanente.

Monitoração
O mercado é extremamente dinâmico, com mudanças rápidas no comportamento dos clientes. Por isso, as reações do cliente em relação à marca e aos produtos precisam ser analisadas de forma sistemática em períodos regulares.

Eduardo Pizzetti – Soluções Estratégicas
pizzetti@gmail.com • 48 9661.3910


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Atuo há cerca de 15 anos com criação e gestão de estratégias comerciais com foco no crescimento em vendas, na organização empresarial e no alinhamento e fortalecimento de marca no mercado, utilizando conhecimentos em planejamento estratégico, vendas, marketing, branding, liderança e gestão estratégica, da qual me proporcionou larga experiência no mercado, tanto B2B, quanto B2C, atuando com grandes players do mercado nacional. Autor dos livros "Arrase em Vendas: Como montar uma estrutura de venda lucrativa para o seu negócio" e "O guia prático e completo para a criação de incríveis campanhas de moda", e co-autor do livro "O manual da contratação perfeita".

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