Compra coletiva x Valorização de marca

O surgimento dos sites de compra coletiva é incontestavelmente um sucesso, tanto para o consumidor que consegue adquirir produtos e serviços diversos por um preço consideravelmente atrativo, quanto para a empresa, que, embora reduzindo sua margem de lucro, consegue em um curto período de tempo um grande volume de vendas. No entanto, há um grande vilão que assombra de forma silenciosa e vagarosamente as empresas: a desvalorização da marca.

Ao mesmo tempo em que proporciona essa explosão de vendas, a empresa perde a valorização de sua marca desvalorizando seus produtos ou serviços, mostrando ao consumidor que o preço até então praticado, estava muito além do que poderiam praticar, ou seja, dificilmente esse grande volume de consumidores que compraram via compra coletiva, voltarão a adquirir os produtos ou serviços da empresa fora desse padrão de compra. A empresa ganha por um lado, mas perde muito por outro, pois além de desvalorizar sua marca perante aos que compraram, acabou de certa forma se desvalorizando a todos os que tiveram acesso ao anúncio da oferta.

Quem mais tem a ganhar com isso tudo é o consumidor, pois a medida que as empresas vão participando das compras coletivas, o mercado em si sofre mudanças, pois ainda é grande no mercado empresas que brigam por preço, tendenciando então em reduções, proporcionando preços mais acessíveis em diversas segmentações de mercado.

Mas se sua empresa preza por sua valorização, e está no mercado para vender atributos que não sejam embasados somente em preço, fuja da compra coletiva, ou será apenas mais uma marca entre tantas outras.

Eduardo Pizzetti – Soluções Estratégicas
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Atuo há cerca de 15 anos com criação e gestão de estratégias comerciais com foco no crescimento em vendas, na organização empresarial e no alinhamento e fortalecimento de marca no mercado, utilizando conhecimentos em planejamento estratégico, vendas, marketing, branding, liderança e gestão estratégica, da qual me proporcionou larga experiência no mercado, tanto B2B, quanto B2C, atuando com grandes players do mercado nacional. Autor dos livros "Arrase em Vendas: Como montar uma estrutura de venda lucrativa para o seu negócio" e "O guia prático e completo para a criação de incríveis campanhas de moda", e co-autor do livro "O manual da contratação perfeita".

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