Promoção não é liquidação

Promover é a ação de mostrar, para as pessoas que você quer conquistar, que a sua empresa existe e que está preparada para atender necessidades de forma superior. Promover aumentam as chances de que mais pessoas experimentem seus produtos ou serviços. Para isso não é necessário baixar preços ou fazer pacotes do tipo: Leve 3 e pague 2.

Antes de lançar uma campanha promocional é preciso ter informações sobre o que os concorrentes estão fazendo, o que os clientes pensam sobre seus produtos e serviços, o que realmente tem valor para o cliente e certamente o trará para a empresa. Portanto, é preciso uma pesquisa prévia para a tomada de decisão correta antes de iniciar uma campanha.

Outros fatores importantes precisam ser dimensionados como a estrutura interna e os estoques, e os colaboradores precisam ser avisados sobre os detalhes da promoção, pois há clientes que surpreendem vendedores com materiais de divulgação promocional não divulgado internamente.
Os softwares de gestão devem estar preparados para as condições promocionais no primeiro dia antes das portas estarem abertas, pois uma promoção de vendas com estoque insuficiente ou outros quesitos não preparados previamente, produzirá efeito contrario e poderá prejudicar a imagem da empresa.
Uma campanha promocional precisa ter objetivos alinhados com o plano de marketing, quanto às metas de vendas de produtos ou serviços, quanto à fidelização ou conquista de novos clientes.

Determinados os objetivos promocionais é preciso definir quais os meios de comunicação utilizar, produtos que farão parte da ação, possíveis brindes que serão distribuídos e a duração da ação. É preciso definir um visual padrão para banners, outdoors, faixas, folders, etc. As redes sociais e outros canais de comunicação online também deverão estar bem alinhados, pois podem contribuir de forma expressiva para os resultados.
Lembre-se que não adianta todo o trabalho se o conteúdo da comunicação estiver errado. É preciso falar a linguagem do cliente-alvo e instigar o desejo de consumo do seu produto ou serviço. Para uma grande empresa, uma ação promocional desastrosa pode gerar prejuízo sem comprometer o negocio, mas quando falamos de pequenas e médias, pode ser irreversível.

Planeje, calcule e diminua o risco, assim possivelmente você fará certo da primeira vez.

Eduardo Pizzetti – Soluções Estratégicas
pizzetti@gmail.com • 48 9661.3910

Atuo há cerca de 15 anos com criação e gestão de estratégias comerciais com foco no crescimento em vendas, na organização empresarial e no alinhamento e fortalecimento de marca no mercado, utilizando conhecimentos em planejamento estratégico, vendas, marketing, branding, liderança e gestão estratégica, da qual me proporcionou larga experiência no mercado, tanto B2B, quanto B2C, atuando com grandes players do mercado nacional. Autor dos livros "Arrase em Vendas: Como montar uma estrutura de venda lucrativa para o seu negócio" e "O guia prático e completo para a criação de incríveis campanhas de moda", e co-autor do livro "O manual da contratação perfeita".

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