Antes de lançar uma campanha promocional é preciso ter informações sobre o que os concorrentes estão fazendo, o que os clientes pensam sobre seus produtos e serviços, o que realmente tem valor para o cliente e certamente o trará para a empresa. Portanto, é preciso uma pesquisa prévia para a tomada de decisão correta antes de iniciar uma campanha.
Os softwares de gestão devem estar preparados para as condições promocionais no primeiro dia antes das portas estarem abertas, pois uma promoção de vendas com estoque insuficiente ou outros quesitos não preparados previamente, produzirá efeito contrario e poderá prejudicar a imagem da empresa.
Uma campanha promocional precisa ter objetivos alinhados com o plano de marketing, quanto às metas de vendas de produtos ou serviços, quanto à fidelização ou conquista de novos clientes.
Determinados os objetivos promocionais é preciso definir quais os meios de comunicação utilizar, produtos que farão parte da ação, possíveis brindes que serão distribuídos e a duração da ação. É preciso definir um visual padrão para banners, outdoors, faixas, folders, etc. As redes sociais e outros canais de comunicação online também deverão estar bem alinhados, pois podem contribuir de forma expressiva para os resultados.
Lembre-se que não adianta todo o trabalho se o conteúdo da comunicação estiver errado. É preciso falar a linguagem do cliente-alvo e instigar o desejo de consumo do seu produto ou serviço. Para uma grande empresa, uma ação promocional desastrosa pode gerar prejuízo sem comprometer o negocio, mas quando falamos de pequenas e médias, pode ser irreversível.
Planeje, calcule e diminua o risco, assim possivelmente você fará certo da primeira vez.