Você perde clientes anunciando vaga de emprego?

Em um primeiro momento, sob uma ótica menos aprofundada, pode não existir uma ligação direta entre realizar venda, reter cliente e anunciar uma vaga de emprego para sua empresa.

No entanto, existe uma ponte extremamente estreita que os relacionam.

Qualquer força de venda, seja através do marketing direto, da publicidade ou da venda pessoal, existe a comunicação e interação – cada um com sua proporção – entre a empresa e o cliente, e para existir o êxito, é preciso que haja reciprocidade de ação, ou seja, a empresa realizou a força de venda, o cliente se manifestou, a empresa dá continuidade na interação.
Quando a empresa não realiza esta continuidade, o cliente simplesmente a deixa.

Não é de hoje, mas muitas empresas esquecem que seus primeiros clientes são seus próprios funcionários: Se você não consegue vender para quem diariamente convive com seus produtos ou serviços, como esperar ter mais êxito com aqueles que nunca ou pouco ouviram falar sobre sua empresa?
E o que falar dos futuros funcionários, aqueles que esperam uma oportunidade surgir para fazer parte da empresa?

Perdendo a venda

Muitos não se deram conta, mas os processos de recrutamento ou anúncios de emprego são pontos cruciais para conquistar, fidelizar ou perder um cliente. Isso por causa de um único detalhe: Falta de Feedback.

O anúncio de emprego foi lançado, o candidato enviou o seu currículo, ou então participou do processo de recrutamento, e depois, simplesmente nada acontece, nenhuma ligação, nenhum parecer, enfim, é como se o candidato nunca tivesse existido.

Se levarmos esta situação para o âmbito da venda, como você espera que seja a reação de um cliente após entrar em sua loja, perguntar o preço de um produto para o vendedor, e este simplesmente não o responder? Você acredita que o cliente ainda vai querer comprar de você?

Ignorar um candidato a uma vaga de emprego causará o mesmo efeito, não apenas em relação à percepção negativa que ele terá de sua empresa, mas também refletirá na venda, pois, além de candidato, ele é um consumidor, e que fala com muitos outros consumidores!

Reflita, em sua empresa, você está conquistando ou perdendo clientes através do processo de recrutamento? Existem estratégias para retenção de clientes através dos processos seletivos?Lembre-se, todo e qualquer tipo de interação que sua empresa realiza com uma pessoa, é uma relação de venda, seja de imagem, de valor, de percepção ou até mesmo de produtos ou serviços.

Atuo há cerca de 15 anos com criação e gestão de estratégias comerciais com foco no crescimento em vendas, na organização empresarial e no alinhamento e fortalecimento de marca no mercado, utilizando conhecimentos em planejamento estratégico, vendas, marketing, branding, liderança e gestão estratégica, da qual me proporcionou larga experiência no mercado, tanto B2B, quanto B2C, atuando com grandes players do mercado nacional. Autor dos livros "Arrase em Vendas: Como montar uma estrutura de venda lucrativa para o seu negócio" e "O guia prático e completo para a criação de incríveis campanhas de moda", e co-autor do livro "O manual da contratação perfeita".

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